Professora : Elaine de Oliveira Ronque
Coordenadoras: Andreia e
Marilena
Diretora: Maria Aparecida
Turma : 3° ano C
Período do Projeto: 07/08/2023 a 15/12/2023
jogo é um processo que auxilia a evolução da
criança, utiliza a análise, a observação, a atenção, a imaginação, o
vocabulário, a linguagem e outras capacidades próprias do ser humano. Por meio
dos jogos o educando passa a compreender e a utilizar regras que serão
empregadas no processo ensino-aprendizagem.
Os jogos para os educandos são fundamentais
para desenvolver diferentes condutas e para a aprendizagem de diversos tipos de
conhecimentos. Podemos, então, definir os jogos como experiências e liberdade de
criação no qual crianças e jovens expressam suas emoções, sensações e
pensamentos sobre o mundo e também um espaço de interação consigo e com os
outros.
Segundo Borin (1996) o motivo para a
introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir
bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e
sentem-se incapacitados para aprendê-la. Dentro da situação de jogo, onde é
impossível uma atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao mesmo
tempo em que estes alunos falam em Matemática , apresentam também um melhor
desempenho e atitudes mais positivas frente a seus processos de aprendizagem
Justificativa:
Os jogos fazem parte de todas as fases
da vida e estão na base do surgimento e do desenvolvimento da civilização.
Dessa forma, é fundamental valorizar a utilização dos jogos para o ensino da
matemática, sobretudo porque eles não apenas divertem, mas, também propiciam a
aquisição de habilidades importantes para o desenvolvimento dessa área do
conhecimento. Após sondagem de
verificação na Escola Municipal Amélia Martins foi diagnosticado problemas de
aprendizagem em Matemática, principalmente nas quatro operações fundamentais. A
Matemática é, antes de tudo, um modo de pensar. Quanto mais cedo esse modo de pensar,
de raciocinar for trabalhado com o educando, mais significativa será a
aprendizagem dessa disciplina, principalmente se os jogos se tornarem um
recurso indispensável para o educador.
OBJETIVO GERAL:
Despertar no educando o
interesse para a aprendizagem da Matemática a partir da aplicação de jogos
matemáticos, promovendo assim a autoconfiança, a organização, concentração,
atenção, raciocínio lógico e o senso cooperativo entre alunos e professores,
contribuindo, assim, com a construção de uma nova realidade educacional unindo
o currículo às novas tecnologias
Objetivos
Específicos:
Descobrir o jogo como fonte de entretenimento e
aprendizagem;
Compreender a importância das regras;
Desenvolver o raciocínio lógico do educando;
Despertar o interesse pela matemática;
Alicerçar conteúdos ministrados em sala de aula de forma construtiva, utilizando recursos tecnoló
gicos;
Realizar através
dos jogos cálculos mentais;
Resolver situações – problema por meio de diferentes
estratégias e registros;
O Projeto Jogos Matemáticos será realizado em
duas etapas:
Metodologia:
Projeto
Jogos Matemáticos será realizado em duas etapas: A 1ª etapa será realizada em
sala de aula com uma revisão geral de conteúdos envolvendo as quatro operações
fundamentais.
A
2ª etapa, culminância do projeto, será realizada no laboratório de informática
onde os alunos terão a oportunidade de reforçar a aprendizagem dos conteúdos
ministrados em sala de aula com o uso das tecnologias disponíveis e momentos de
jogar os materiais apresentados a eles.
Recursos:
Jogos Matemáticos, Tux Math. (laboratório de Informática).
Público
Alvo:
Alunos do 3º ano C do Ensino Fundamental da Escola Valter
Kunze
Culminância:
Momento com as famílias para apreciação de todo material,
bem como, jogar os filhos.
Referências:
·
http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/o-papel-dos-jogos-tabuleiro-na-aprendizagem.htm
·
http://www.mathema.com.br/index.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_b/jogos/_display.html
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